12/04/2009

SANTOS ESPECIAIS

Eles conheceram Jesus e mostraram a sua benevolência ao Salvador.
Os Santos dão exemplo de amor e fé, mas alguns deles viveram bem próximos de Jesus. Nem todos eram dotados de virtudes, como por exemplo, São Dimas, um marginal, mas demonstrou confiança em Cristo.
SÃO DIMAS
Jesus foi crucificado no meio de dois ladrões. Um deles desafiou Jesus a salvar-se a si próprio se ele era realmente o Filho de Deus. O outro era Dimas, que censurou o outro ladrão dizendo: “Nem sequer temes a Deus, se estás na mesma condenação? Nós estamos pagando por nossos actos e é justo, mas Ele não fez mal nenhum.” Dimas olhou para Cristo e disse: “Jesus, lembra-te de mim, quando vieres com teu reino.” Jesus respondeu: “Ainda hoje estarás comigo no Paraíso.” São Dimas é considerado o padroeiro dos carroceiros e é invocado contra a violência e os perigos de ladrões. Sua festa é no dia 25 de Abril.
SÃO LÁZARO
Era um bom amigo de Jesus, a quem ele amava assim como a suas irmãs – Marta e Maria. Marta ficou conhecida como a “pecadora” que urgiu Jesus com bálsamo e enxugou os pés dele com o seu cabelo. Lázaro tinha falecido há 4 dias e Jesus mesmo consciente do seu poder, emocionou-se e chorou. Após vários pedidos das irmãs de Lázaro para que Ele interviesse, Jesus, diante da multidão ordenou a seu amigo que voltasse à vida. E aconteceu um dos milagres de Jesus. Lázaro deixou um exemplo de fé e boa conduta e por isso mereceu voltar à vida. Seu dia é a 17 de Dezembro.
SANTA VERÓNICA
Verónica aparece na sexta estação da Via Sacra. ao ver o sofrimento de Jesus ela aproximou-se Dele e sem receio enxugou o rosto de Cristo com uma toalha, na qual ficou gravado o rosto de Jesus. A devoção dela é uma prova de que acreditava no poder e na glória do Salvador.. Seu dia celebra-se a 13 de Janeiro.
SÃO CIRINEU
Sabe-se pouco sobre a vida de Simão Cirineu. Era um humilde trabalhador que, por acaso, estava no momento da Via Sacra. Quando Jesus caiu pela terceira vez, os soldados apontaram para ele, no meio da multidão, e disseram-lhe para ajudar Jesus com a cruz. No início ele não queria, por ver a tortura que Jesus sofria Ele viu o olhar de ternura que Jesus lhe lançou. Ele compadeceu-se de Jesus e ajudou-O a levantar a cruz. Cirineu e seus filhos, que presenciavam a cena, eram pagãos e converteram-se ao Cristianismo. Cirineu é considerado santo e é invocado para que ajude “a carregar a cruz” de suas vidas, ao enfrentar um problema muito grave ou de difícil solução.
SÃO JOÃO
Era o mais amado de todos os apóstolos e fiéis seguidores. João conheceu Jesus quando trabalhava como um humilde pescador. Diante das palavras de Jesus largou tudo para O seguir. Nunca abandonou o seu Mestre e esteve com Ele em todos os momentos. Pregava a fé em Deus e mesmo após a morte de Jesus continuou a sua missão. a fidelidade deste apóstolo sempre tocou o coração de Jesus, que o reconheceu como Seu grande confidente e amigo íntimo. São João é celebrado no dia 26 de Junho.

Sem comentários:

Enviar um comentário