17/11/2010

A CRIAÇÃO DO MUNDO

Ao princípio tudo era escuridão profunda, o poder de Deus começou a agir. Dia a dia, passo a passo, Deus criou o mundo.
No 1º dia da criação Deus trouxe a Luz para a escuridão. Quando a luz começou a brilhar através do universo, Ele ficou satisfeito. Dividiu então o tempo em dia e noite: durante o dia havia luz; durante a noite a luz ia desaparecendo até dar lugar à escuridão total.

No dia seguinte Deus fez o céu e encheu-o de nuvens. Nessa altura, tudo o que podia ser visto debaixo do céu um mundo de água.
Deus queria que Seu mundo houvesse terra seca; por isso ao 3º dia fez com que a terra aparecesse.
A terra dividia agora as águas em várias grandes zonas, às quais Deus chamou mares. Quando a terra secou foi possível fazer crescer nela as plantas. Cada planta produziu as suas próprias sementes, de maneira a poder espalhar-se rapidamente por outros sítios.
Durante o 4º dia, Deus fez grandes luzes para brilharem nos céus: a Lua, as estrelas, o sol.
A lua e as estrelas davam alguma claridade ao mundo de noite, enquanto a mais brilhante de todas, o Sol,iluminava tudo durante o dia.
Deus olhou para o universo que criara e ficou encantado com todas as fases do Seu trabalho. No entanto, estava longe de estar acabado, porque Ele queria que as águas e o céu estivessem vivos com o movimento de criaturas. 



  Por isso, ao 5º dia, fez algumas, como o peixe, para viver nas águas, e outras, como os insectos e as aves,para viverem nos céus.

Formou-os de tal modo que em dias vindouros eles aumentariam em número e existiriam através do mundo. Agora as criaturas voavam e nadavam em todas as partes do mundo e Deus resolveu criar algumas para viverem na terra.


A terra devia ter animais de muitos géneros, pensou Ele. Deviam ser de tamanhos diferentes, desde os muito pequenos até aos muito grandes; alguns viriam a ser domesticados, mas a maior parte deles seriam selvagens. 
Isto sucedeu ao 6º dia. Deus gostou de ver os animais desenvolverem-se.
Estava satisfeito, porque agora estava tudo pronto para Ele poder criar o ser mais importante de todos. 
"Vou agora fazer os homens", disse Deus nesse dia. "De muitas maneiras serão semelhantes a mim e tornar-se-ão senhores de todas as outras criaturas vivas: dominarão os pássaros nos céus, os peixes no mar e os animais na terra". Deus deu então a sua benção à raça humana. "Crescei e multiplicai-vos", prosseguiu. "Povoem e governem a terra pois sois os senhores de todos os seres vivos.
Pus ao vosso dispor todos os géneros de grãos e de frutos para se alimentarem; os animais comerão as ervas e plantas que criei para eles".
Foi esta a última fase de criação de Deus. Estava agora completa e Ele estava satisfeito com o que fazes.
Ao 7º dia, Deus descansou. Desde então o 7º dia foi sempre especial para Ele. Ia tornar-se especial também para a humanidade, era um dia em que todos iam poder descansar do trabalho e louvar Aquele que criara o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário